quinta-feira, 25 de março de 2010

Água poluída mata mais que violência

Blog da Redação - Editora Abril
23/03/2010 às 16:48


A afirmação é do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que lançou no Dia Mundial da Água um relatório, chamado “Sick Water” (ou Água Doente, em português), que analisa a qualidade do recurso líquido no planeta.Segundo o documento, por ano, mais pessoas morrem por culpa da água poluída e contaminada dos rios e oceanos do que por todas as formas de violência juntas, incluindo as guerras. Só entre as crianças com menos de cinco anos de idade, o índice de mortes mundiais por doenças causadas pela má qualidade da água é de 17%.

Além disso, o relatório aponta que, atualmente, mais da metade dos leitos hospitalares no mundo são ocupados por pessoas com doenças ligadas à água contaminada. Tudo isso, de acordo com a ONU, é culpa da própria população, que despeja nos mares e oceanos, diariamente, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos – que vêm, principalmente, do esgoto, das indústrias e do setor agrícola e contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água, todos os dias.

E mais: segundo o relatório, os principais culpados por essa contaminação são os países em desenvolvimento.De acordo com o Pnuma, reverter completamente a situação já é impossível, mas algumas medidas podem amenizar o quadro. Entre elas:– proteger as áreas de terra úmida, que agem como filtros naturais do esgoto;– usar os dejetos dos animais como fertilizante, ao invés de despejá-los na água;– adotar sistemas de reciclagem de água– e investir em projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.
Sozinhos não conseguimos mudar o planeta...mas fazendo a sua parte é um grande passo. Não precisa participar de ONG´s ou tentar fazer uma revolução em sua cidade, a mudança começa dentro de casa. Contribuia para o desenvolvimento sustentável do planta! Seus filhos irão agradecer e a mãe terra também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário